Se você não faz ideia do que é a tal da Zona Azul, sorte a sua calma: eu explico!
Zona Azul é um nome bonito para o estacionamento rotativo pago, ou quer-parar-aqui-pague.
Se você é daqueles que defende veementemente que a Zona Azul é uma taxa paga pelo exercício do poder de polícia, é melhor ir ler alguma coisa sobre o Campeão Paulista de 2013. Peço desculpas, mas não concordo e os comentários estão ai para debatermos o assunto.
Caros, em minha pobre ignorância, o pagamento da Zona Azul é claramente uma cobrança de natureza puramente administrativa, visando o uso do bem público comum que, conforme muitíssimo bem nos orienta nossa querida e magnífica Constituição Federal, poderá ser gratuito ou retribuído.
Assim, reproduzo o artigo 103 do Código Civil: "O uso comum dos bens públicos pode ser gratuito ou retribuído, conforme for estabelecido legalmente pela entidade a cuja administração pertencerem".
Só para garantir-lhes que a rua é bem público, deixo também a redação do artigo 99 do CC: "São bens públicos: I - os de uso comum do povo, tais como rios, mares, estradas, ruas e praças; II - ...".
Dessa forma, fica por conta de cada um dar aquela olhadela nas normas do Município onde residem e ver se a Zona Azul está regulamentada lá ou não.
Ainda quanto às incansáveis discussões quanto ao dever ou não de indenizar a vítima que teve o carro furtado em área azul, partindo do princípio que o valor pago é puramente administrativo, não há que se falar em qualquer ressarcimento. Ora, se o valor pago é simplesmente para assegurar a rotatividade dos estacionamentos não existe ligação entre as obrigações da permissionária e o resultado furto, certo? Enxergando pelo lado do direito, a cobrança da Zona Azul se faz necessária para que seja possível a isonomia quanto à utilização do espaço público. Inclusive nesse sentido podemos notar que não é em todos os lugares que a Zona Azul é cobrada, mas apenas naqueles em que a quantidade de carros é maior.
Vou falar mais fácil: A empresa que cobra a Zona Azul não tem absolutamente nenhuma obrigação de olhar seu carro. Se preza pela segurança do seu bem, utilize um estacionamento. Fica o mesmo preço e você não terá surpresas na hora de ir para casa.
0 comentários:
Postar um comentário