Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

segunda-feira, junho 01, 2015

DIÁRIO DE UMA ESTUDANTE - A PRIMEIRA AUDIÊNCIA A GENTE NUNCA ESQUECE

.
Saaaaaalve companheiros! Como vão vocês?

Contagem regressiva pras férias, nem acredito!

Consegui finalizar minhas atividades práticas, que tanto me apavoraram no início do semestre.  O que mais me apavorava eram as audiências, tanto as reais quanto as simuladas. No fim, deu tudo certo, e nenhuma das duas é um bicho de sete cabeças.

É incrível como quando a gente vê “de fora” tudo parece tão extraordinário. Quando estagiava no Fórum eu via os Juízes como seres supremos dotados de majestade e os advogados como seres fodões das galáxias. Mas como dizia Filó: “Ô coitado!”.

Fiquei meio decepcionada, sei lá. Talvez porque as audiências do JEC não tenham muita emoção (ou nenhuma), ou não também, sei lá.  Sei que esperava mais, mas tudo que vi foi alguns advogados iniciantes levando esporro de Juiz por não falar coisa com coisa, uns prepostos que só ficaram de enfeite, Juízes que quase não se pronunciaram e resumiram a audiência em tentar firmar acordo, advogados adversários batendo papo sobre futebol enquanto a Juíza prolatava sentença, e até um advogado no Whats App enquanto a parte contrária fazia sua réplica.



Como assim?! Queria ver treta, cara!

Nossas audiências simuladas foram muito mais emocionantes, acho que porque todo mundo tinha a mesma visão de treta.

Inclusive na segunda simulada tive a graça de ser advogada da autora, e com isso tive certeza que não quero seguir essa coisa de contencioso não. Sou explosiva, por mais que não pareça. Não aguento ver a outra parte falando várias asneiras e coisas que discordo e não poder falar nada enquanto não chegar a minha vez de falar. Ver sua cliente sendo intimidada com perguntas, prestes a falar o que não deve, e ter que ficar só olhando. Acho que na primeira audiência o Juiz já pediria pra eu me retirar.

Enfim, o importante é que no final deu tudo certo e as férias já estão logo ali.


Um beijo, e até a próxima semana!

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib