Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

quinta-feira, agosto 18, 2011

Dicas para a segunda fase da OAB

.
Amigos da nação fundística, sempre em época de prova da OAB eu ressuscito um texto antigo com dicas para a segunda fase, e muitos de vocês sabem que domingo tem prova, e ai meus queridos, agora é com vocês. Vão na fé, vão na calma, que no fim das contas, 6 vão passar, porque vocês são “demaes”. E como sei que vocês são demaes? Simples, porque vocês acessam o N.E.D. e isso por si já prova que são possuidores de elevado Q.I e inteligência acima da média! Agora vamos às dicas.

Primeiro queria dizer que esse post não é meu, eu li ele no Site Exame de Ordem, pra quem quiser conhecer o site, o endereço é esse aqui: http://www.portalexamedeordem.com.br/ mas ó, nada de deixarem o meu lindo e fodástico blog de lado!

E é claro que lá eles não foram gentis e educados como eu vou ser aqui, eu peguei as dicas que eles deram lá e deixei do "meu jeitinho".

Vamos às dicas resumidas...

Domingo eles (os homens de preto, guardiões do segredo da área 51 e senhores do universo) irão lhes entregar 2 cadernos, sendo um caderno de rascunho e outro de respostas definitivas, então, logo de cara já alerto à todos:

NÃO VÁ ME FAZER CAGADA E RISCAR O CADERNO DE RESPOSTAS HEIN...

Rabisquem o de rascunhos, façam desenhos no "pé" da folha, coloquem coraçõezinhos no lugar dos pingos dos i, mas repito, NÃO RASUREM O CADERNO DE RESPOSTAS!

Não rabisquem nada... se o caderno de respostas tiver a questão em cima, esqueçam.. não façam círculos em partes importantes de pergunta, não sublinhem nada, só escreva a resposta e pelamor né, DENTRO DO ESPAÇO, não deu pra escrever a palavra inteira na linha? Separe as sílabas., lembra da Tia Marta da segunda série que te ensinou a separar sílabas? Então, usem isso, não deixem as palavras "escaparem" do espaço delimitado.

Outra coisa, antes de começar a prova, dá uma ligadinha no número de linhas da folha de respostas, porque senão você corre o risco de fazer metade da petição e ficar faltando linha pra fazer seus pedidos, então, controle o tamanho da letra e estas coisitas assim.

Se vocês ultrapassarem o espaço delimitado existem duas posições que podem ser adotadas, a primeira e mais leve é o “homem da caneta” desconsiderar a palavra escrita fora do espaço, mas o mais provável é que eles deixem de corrigir a sua prova só por este deslize.

Outra dica importante: Não coloque seu nome na prova, na parte final. Escrevam apenas o seguinte:

Termos em que,
pede deferimento

local, data

Advogado
OAB/ESTADO n°.


Simples assim, não coloque seu nome achando que vai ser o fodão ou a fodona, porque isso vai te reprovar por identificar a prova!

Rascunhos

Cuidado com os rascunhos, não é proibido fazer rascunho, mas uma dica, se vai fazer rascunho, só da petição, não precisa de rascunho pras respostas, além disso, faça só um rascunho da parte principal da petição, até porque né, não precisa fazer rascunho de endereçamento, qualificação das partes, isso é fácil, e se vocês já chegaram até a segunda fase, é fato que você sabe endereçar e qualificar uma petição sem precisar de rascunho.
A mesma coisa com os fatos, porque né meu povo, os fatos você vai basicamente copiar o exercício novamente, então, não percam tempo fazendo rascunho disso.

Códigos, Doutrinas e colas!

Cuidado ao colar, porque se te pegarem colando "acho" que você vai ser eliminado, é só um palpite meu!
Se você tá com aquele código surrado que comprou no primeiro semestre, cheio de rabisco, cola, telefone da gostosa que sentava lá frente que nem se formou com você, ESQUECE, vai na livraria gaste 90 dinheiros e compre um novo, porque rabiscos e anotações não serão aceitos.
- Ah Livan, mas eu tenho só uns artigos importantes que eu grifei com marca texto, isso pode?
PODE SIM PEQUENO SAMURAI, isso pode, marca texto pode, mas lembre-se marca texto serve pra marcar texto, não pra escrever no código... ou seja, se você escrever um modelo de petição com marca texto, eles não vão aceitar que você use o código!

Separadores/indicadores de páginas, na verdade eu não o nome dessa porra, é aquele negocinho colorido que você cola do lado da página para separar as leis, códigos, etc, enfim essas coisas que macho alfa e heterossexual não e fala que isso é coisa de mulherzinha, só te digo uma coisa, deixe a sua masculinidade de lado e cole essas coisas, vai ser muito útil e se eu disse que vai ser útil é claro que pode usar, desde que você não escreva nada no separador, se bem que se você escrever o numero do artigo, até pode ser usado, mas evite escrever.

Doutrina não pode, então nem leve, se por acaso você tiver um código que tenha modelo de petição junto, até pode levar, mas vai ter grampear ou isolar essa parte, mas eu nunca vi código com modelo de petição, você amigo da nação fundística quer um conselho meu? Não leve essa porcaria, que você vai arrumar pra cabeça, leve um código sequinho e pronto....

Livan, carequinha lindo, cheiroso e gostoso, preciso te fazer uma pergunta, você disse que não pode rasurar a prova, mas e se eu errar?
Respondo: Errou? Relax meu bróder! errou, faz um risco em cima da palavra assim: puta merda escrevi bobagem e preciso corrigir isso, entoces caros amores, esse rabisco em cima da palavra não é considerado rasura, pode fazer sem medo, mas também não abuse dos riscos né meu povo lindo e faceiro, senão você deixa sua petição cansativa e você não quer um cara corrigindo sua petição com cara de bunda porque tá cheia de rabisco né?

Ahhh Livan, eu não confio em você, não vou riscar minha prova, e ai, o que eu faço?
Faz o seguinte pequeno medroso, escreva a palavra “digo” separada por vírgulas e manda bala, assim ó: segundo o ilustre xxlewanww , digo, Livan.. e ai segue a frase, segue a vida rumo à aprovação.

Peça

Meus queridos, não inventem dados que não existam na pergunta, se não tem endereço na pergunta, não invente nada na resposta, nada de colocar rua do arco íris, ou inventar número de CPF, CNPJ nem nada, nem coloquem tudo número 00.000.000 não tem na prova não coloque nada, escreva apenas CPF n°. seguido de reticências (pra quem não sabe, reticencias são aqueles 3 pontinhos ...) e pronto, sem complicação!
Não enrole, seja direto, não fique com aquelas frescuras, esses floreios que não servem pra porcaria nenhuma, então, se é pra falar Constituição Federal, escreva CONSTITUIÇÃO FEDERAL, porra, ou até mesmo CF, CTN, CPP, estas abreviaturas são permitidas, mas não fique com frescura de escrever de acordo com a Carta Magna, ou conforme a lei maior, ou a lei primeira.... isso não é proibido, tampouco errado, mas ó... vai no básico. MENOS É MAIS.

Formatação

Ai que burro, formatar texto escrito à mão?
É isso mesmo manolos e manolas... Escrevam a peça como se você estivesse no conforto do seu escritório luxuoso e pomposo. Pule as linhas iniciais, letras maiúsculas em linha separada para destacar qual a peça, capriche na letra, porque né, o cara da caneta, que corrige a sua prova, tá pouco se lixando pra sua letra, mas se ele não entender o que você escreveu, você realmente acha que ele vai ficar tentando adivinhar o que tá escrito? Nada ele vai marcar que tá errado porque não entendeu o que tá escrito, então você que tem um garrancho, ou faz tempo que não escreve nada porque agora só usa o computador, se esforce pelo menos uma vez na vida!
Quanto ao que fazer primeiro, responder as perguntas ou fazer a petição?
Complicado dizer isso, afinal cada um tem uma opinião, eu, Livan, quando fiz a prova fui no seguinte, li a prova inteira, e fui respondendo as perguntas que eu já sabia e que não precisava procurar a resposta, depois passei para as que eu tinha alguma dúvida.

Leve uma água, um gatorade, um chocolate, enfim, leve coisas assim, e sério, por favor, evite levar rufles, sabe porquê? Eu tô do seu lado concentrado pra caramba na prova, e ai você faz aquela puta barulheira pra abrir o saquinho de depois faz um puta escarcéu pra mastigar aquela porra... Então, leve umas coisas molinhas que não façam barulho por favor.

Vai por mim... sigam estas dicas e depois me chamem pro churrasco (se você for da região de Campinas), ou então me mandem "mimos" que eu aceito, pode ser doce, camisetas, calças enfim, o presente que vocês vão me dar, fica ao critério de vocês!

Boa sorte para todos e todas!

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib