Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Extra Petita – 50 tons de luto

.

lutoEm uma semana que começou triste com a notícia de uma tragédia que foi destaque no mundo inteiro, o que mais se viu nas redes sociais foram pessoas demonstrando a sua tristeza com o acontecido, não precisa ser nenhum analista em mídias sociais para concluir que a imagem mais compartilhada nestes últimos dias foi uma de fundo preto com letras garrafais escrito LUTO.

Cada um sofre ou demonstra sua tristeza de uma forma, não dá pra medir o nível de dor e sofrimento de cada pessoa de acordo com o número de imagens tristes que ela posta no facebook ou pelo nível de decibéis emitidos no choro, mas as redes sociais estavam parecendo uma competição pra ver quem sofria mais, e ai de você, se não dissesse que estava triste com o acontecido.

Fui duramente criticado quando me pediram para colocar uma imagem de luto e eu recusei, primeiro porque eu não estava de luto, estava sim pesaroso e triste com a situação, mas não de luto; segundo que o N.E.D. é uma página de humor e em nenhum momento eu pensei em editar uma imagem com uma mensagem bonita só pra ganhar seguidores.

Me limitei a postar uma mensagem de solidariedade àqueles que efetivamente estavam sentindo a dor da perda de um ente querido. Postei algumas notícias também, mas que depois acabei excluindo para evitar que interpretassem aquilo como uma forma de atrair seguidores.

Longe de mim ser insensível, ou coisa assim, até porque eu choro até em comercial de margarina, mas porra, menos hipocrisia gente, ficar triste ok, ficar sensível e abalado ok, mas é só isso que acontece com pessoas que não estão diretamente ligadas ao acontecido.

E pra mim, a sua foto preta no perfil do facebook não tem nenhum valor, quando logo em seguida você posta #partiubalada ou tira uma foto do seu copo de cerveja e manda pro instagram e vou além e digo que três dias depois alguns nem vão se lembrar por que colocaram essa foto do lacinho preto no perfil.

Gente, isso não é luto, o luto segundo o wikipedia é um conjunto de reações a uma perda significativa, geralmente pela morte de outro ser e quanto maior o apego ao que foi perdido, maior o sofrimento do luto. Atentem para as palavras SIGNIFICATIVA e APEGO, se essas pessoas fossem significativas na vida de muitos pseudochorões, certamente essas pessoas não iriam “partir pra balada” e nem estariam no bar tirando foto do seu copo, tais pessoas estariam em casa e junto daqueles que precisam de você.

Não é proibido sentir dor, não é proibido se comover com a situação daqueles que se foram e também daqueles que aqui ficaram com o sentimento de perda, mas por favor, parem de postar foto de fundo preto e no minuto seguinte compartilhar a foto de um meme qualquer tirando sarro de uma situação cotidiana.

Sempre que vejo pessoas fazendo isso eu penso: esse é o típico cara que vai em um velório, olha pra você com aquela cara de piedade, te dá as condolências e depois vai pra fora ficar contando piada com os amigos.

AssinaturaLivan

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib