Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

quinta-feira, outubro 22, 2015

7 DICAS DE FILMES QUE TODO APAIXONADO PELO DIREITO DEVE ASSISTIR

.

Para você que é apaixonado pela área jurídica ou que deseja ampliar seus conhecimentos pelo meio cultural, mais especificamente pelos filmes, que nos levam a diferentes percepções de realidade, culturas e situações, veja 10 dicas de longas metragens que provocarão reflexões acerca de temas atuais e essenciais para a sua vida acadêmica e futura carreira.

Um assunto mais complexo e que demande uma melhor reflexão, possui uma maior facilidade de compreensão quando utilizamos outros tipos de linguagem, principalmente se for aquele que gostamos de realizar, seja com a literatura, livros, fotografia ou filmes, então, por que não unir o útil ao agradável? Hoje a dica é sobre filmes!

O Julgamento de Nuremberg

Após a 2ª Guerra Mundial, países aliados se unem para decidirem o destino de oficiais nazistas, acusados por cometerem atrocidades em campos de concentração. Como fazer valer a justiça? Quais as conseqüências do positivismo jurídico? Fica a reflexão!

As Duas Faces de um Crime

Após o assassinato de um arcebispo com 78 facadas, o suspeito é um jovem de 19 anos que é encontrado com o sangue da vítima em suas roupas.

Com a cobertura da mídia sobre o assunto, o bem sucedido advogado se propõe a defendê-lo sem cobrar honorários, apenas pela incrível vontade de vencer, e claro, de ser o foco da atenção da mídia. No decorrer do filme o brilhante advogado até mesmo acredita em seu cliente. O final é surpreendente! É uma reflexão sobre o mistério por trás de um crime e do criminoso.

Código de Conduta

Um pai de família testemunha o assassinato de sua filha e esposa e um dos culpados recebe uma pena de 5 anos, devido a um acordo com o promotor, que acredita que o melhor seja pagar por uma pena branda à não receber nenhuma. Dez anos após o evento, este criminoso aparece morto e mesmo sem provas, o pai de família vai preso. Na cadeia, começa a arquitetar e colocar em prática seus planos de justiça, ou seria vingança?

Seja qual for o real propósito, vale a reflexão sobre a incoerência do sistema judicial e a aplicação de penas leves à assassinos.

12 Homens e uma Sentença

Um jovem é acusado de matar brutalmente o próprio pai e vai à julgamento. Entre os 12 jurados do tribunal, 1 insiste em aprofundar as investigações para se ter certeza sobre a autoria do filho no crime.

O filme retrata a importância da hermenêutica jurídica, ou seja, a interpretação das leis e dos fatos, além de uma boa argumentação e capacidade de persuasão de um advogado de sucesso.

A Firma

Um jovem advogado recebe um alto salário e benefícios para atuar em uma firma de advocacia que faz lavagem de direito para a máfia. Quando percebe o que ocorre dentro da empresa, descobre que outros que tentaram sair foram mortos misteriosamente.

Este filme nos leva a reflexão sobre a ética no âmbito jurídico, além do sigilo entre cliente e advogado.

Carandiru

O filme é baseado no livro do médico Dráuzio Varella e cita o dia-a-dia do maior presídio do Brasil, até sua recente desativação após a rebelião e massacre em massa de detentos. É um filme acerca do sistema prisional brasileiro e uma reflexão sobre o código penal paralelo que imperava dentro do recinto.

A Vida de David Gale

Um advogado e ativista que luta contra a pena de morte é acusado de estuprar e assassinar sua colega, recebendo assim, a pena contra qual sempre lutou. A reflexão aqui se vale da polêmica de punir determinados criminosos com a pena de morte. Você acha válido? Por que?

Fonte: A personalidade jurídica

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib