Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

quarta-feira, fevereiro 08, 2012

Dicas de Estudo para a OAB

.
Alô você amigo que se liga no NED, se você está aqui olhando atentamente este maravilhoso post eu sei que ou você está começando a criar coragem pra estudar para a próxima prova da OAB que será realizada em 27 de maio!
Então, eu como uma mãe bondosa e cheia de afeto vim aqui para dar-lhes um plano de estudos muito supimpa e que vai ajudar muito vocês rumo à aprovação (tô parecendo professor de cursinho).
Pra começo de conversa, eu não fiz cursinho nenhum para a prova da OAB e preciso confessar que não fui o aluno mais esforçado da sala (me arrependo disso, mas OK, pelo menos eu fui campeão de truco), e o que isso ajuda vocês seus lindos... Em nada, apenas ilustra que “saporra” de prova é difícil sim, mas não é esse terror todo que pintam por ai. Se você tiver dedicação dá pra passar. Isso não é um incentivo pra você não fazer cursinho, mas se tiver força de vontade você pode passar sem ele!
Então tá na hora de parar de enrolação e ir direto ao assunto.
De hoje até o dia da prova você tem 102 dias pra estudar, mas levando em conta que este post só vai ao ar à noite ou então de madrugada, você terá 101 dias, mas como eu tô bonzinho vamo deixar por 100 e não se fala mais nisso.
Muitos de vocês trabalham e por isso não pra ter uma dedicação integral aos estudos, mas eu aconselho que tentem estudar PELO MENOS 2 horas por dia, 3 horas seria melhor e 4 horas seria lindo. Agora se você for um vagabundo que não faz porra nenhuma, larga a mão se ser preguiçoso e estuda o dia inteiro!
O tempo é curto pra você se debruçar em cima de doutrinas, então procure por sinopses (existem algumas muito boas, mas não vou dar essa moral pras editoras porque eu não ganho nada divulgando o produto deles) e aliado à leitura diária, leia sempre os artigos relacionados à matéria estudada. Eu leio em voz alta, porque segundo pesquisas do Instituto Aponta Estudo, quem lê em voz alta memoriza o texto mais rápido. (obvio que este instituto não existe).
No fim de cada dia de estudos tente fazer um resumo do que estudou, não volte aos livros, escreva com suas palavras e do jeito que você entendeu, isso vai fortalecer o que você leu e servirá para revisões que você deverá fazer mais adiante.
No meu modo de ver, a matéria mais importante para a prova é a de Ética, e explico, são poucos artigos para estudar e muitas perguntas cairão na prova, nesta última foram 12, ou seja, se você acertar todas, você só precisará acertar mais 28 questões no resto da prova inteira.
Então no meu modo de ver você deve dar uma atenção especial às seguintes matérias, em escala de prioridades:

1.    Ética
2.    Constitucional (ela te dá uma base para outras matérias também)
3.    Direito do Trabalho
4.    Processo do Trabalho
5.    Direito Penal
6.    Processo Penal
7.    Administrativo
8.    Tributário
9.    Empresarial
10. Processo Civil
11. Civil

Você deve estar dizendo: Esse cara é maluco, deixou Civil por último!!!
EU FARIA ISSO... Civil é uma matéria muito extensa e caem, via de regra 5 ou 6 questões, ou seja, vale muito mais à pena você focar um estudo bem caprichado em direito tributário que o código é um dos mais curtos e caem 5 questões na prova. Mas como eu disse isso é uma sugestão de estudos, se quiser seguir isso, certamente você será aprovado, agora se quiser ser o sabichão da turma e estudar direito civil como a principal matéria você vai reprovar e no caminho de volta para a casa no dia da prova vai estar chovendo e o pneu do seu carro vai furar.
Amanhã eu publico uma planilha bem elaborada com um plano de estudos bem arrumadinho pra vocês seguirem.
E não esqueçam de dar um curtir na página do NED no FACEBOOK, para participar do sorteio de milhares de livros e 5 viagens com acompanhante para Burkina Faso. (mentira, não tem viagem, só livro)

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib