Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

terça-feira, julho 10, 2012

Diário de um Doutô – De estagiário à advogado!

.
Cla01150808Vida de advogado em início de carreira é difícil pra caramba, ao menos que você tenha conseguido ser promovido de estagiário para advogado, ou que você irá dar continuidade no escritório de seus pais eu tenho que lhe alertar que você vai passar um perrengue do caramba!
Como em minha família nuca houve um advogado sequer, eu parti para o outro lado, buscar meios de conseguir um estágio e fazer este estágio virar um cargo efetivo, e pra mim deu certo, e vou explicar alguns dos motivos que acredito eu, fizeram diferença para minha contratação.
O primeiro deles, seja puxa saco, faça café para o seu chefe, busque o almoço dele, se o bife não estiver cortado, corte-o, se o carro dele estiver no mecânico, ofereça vosso veículo para que teu superior não fique à pé, enfim, seja um lustra bolas de categoria.
Mentira né seus cabeção, ser puxa saco não adianta nada, quer dizer, sei lá… Às vezes adianta. Mas enfim, não sei se é porque eu parti pro mundo jurídico um pouco mais tarde que a maioria do pessoal, ou se é porque eu sou um ser de cabeça boa e não costumo fazer cagada nos empregos, mas eu acredito que não tenha cometido alguns dos erros mais comuns que os jovens estagiários cometem.
Já cansei de dizer que o ambiente jurídico é formal, cheio de frescuras e coisas que você pode não gostar mas tem que seguir, e no estágio não é diferente, não é porque você não tem tanta responsabilidade quanto um advogado que você não tem que seguir tais regras. A não ser que o teu chefe permita que você vá trabalhar sem terno, não vá, ainda que você não faça visitas à fóruns e nem faça nenhum trabalho externo, não tome suas próprias escolhas, porque você pode não sair, mas o escritório pode receber muitos clientes e é bom que vossa senhoria esteja nos padrões exigidos.
O fato do seu chefe ser engraçadinho e gostar de fazer piadinhas com o pessoal não lhe dá direito de fazer o mesmo, nunca se esqueça que é ele que assina o cheque no final do mês e ele pode não gostar se você fizer uma piadoca ou outra, então não seja o engraçadinho do trabalho, é muito comum o estagiário ir pro boteco com os chefes na sexta feira e voltar na segunda feira chamando o cara por apelidos e tudo mais, esquecendo do respeito só porque deu umas risadas no final de semana, mas ó, como diria aquela gordinha: ISSO NÃO PODHHHHHHH, afinal, como eu já disse, O AMBIENTE JURÍDICO EXIGE UM COMPORTAMENTO EXEMPLAR.
Outra coisa importante, tem estagiário que acha que o chefe é bobo, o cara sai do escritório às nove e meia da manhã pra fazer um protocolo e volta às duas da tarde e fala que o fórum estava muito cheio, MENTIRA né, quer outro exemplo bacana: eu conheço um estagiário que organiza a agenda do chefe, então ele sabe todos os dias que ele pode chegar mais tarde ou ir embora mais cedo do escritório, só que uma hora a casa cai meu nobre.
Então amigos estagiários que almejam uma vaga no quadro de advogados, se você quer manter o seu emprego por muito tempo a regra mais importante a ser seguida é a seguinte: seja um cara responsável, obviamente pode ser que você faça tudo isso e ainda assim, no final de seu contrato de estágio você seja dispensado, é um risco, mas pelo menos você deixará uma boa impressão.
Assim, eu lhes digo e repito: a responsabilidade é item básico de toda profissão, principalmente se você quer ser promovido no escritório e deixar de ser subordinado e virar um “subordinador”  mas ó, dica bônus do dia, se tudo isso der certo e você virar um advogado do escritório continue sendo o mesmo, porque não tem coisa mais chata que gente que é promovida e vira um pau no c#.
Beijo!
Assinatura Livan

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib