Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

sexta-feira, abril 19, 2013

Diário de um (in)Docente – Direito de Indenização(?)

.

demolidaÓtima sexta feira a todos! Espero que a semana tenha sido proveitosa para vocês!

Na semana passada, ministrei uma aula de Direito Administrativo sobre uma temática que, ao meu ver, é demasiadamente interessante: intervenção do Estado na propriedade privada! (interessante pra mim, já sei ...)

Pois bem, tento começar uma aula de forma mais dinâmica e didática possível para fazer com que os alunos possam compreender aquilo que estejam anotando ...é o mínimo né?? Se não sabe transmitir, melhor que não dê aula mesmo!!!

Todo empolgado, comecei a falar sobre o Tombamento ...as origens, as formas de tombamento, a legislação que o rege, enfim, todas as informações que são importantes para as provas dos alunos!

Repentinamente, me deparo com o seguinte questionamento:

- Professor, tombamento gera direito de indenização?

Fiquei feliz com a pergunta: afinal, mostrava que alguém estava acordado e interessado pelo tema! Disse que não havia direito de indenização pelos bens tombados parari-parara ...achando que estava abalando Bangu com minha explicação “tão clara”...

Aí, vem a bomba: “Mas, professor, mesmo que se demonstre o grande dano ocorrido com um bem imóvel???”

De plano, não entendi! Fiquei olhando com cara de coxinha (detesto expressões coxísticas) e perguntei se ele poderia explicar melhor, me dar um exemplo do que estava tentando me dizer ...

A besta fera, num gesto com o braço, me diz: “No caso de um imóvel tombar ..”, mostrando-me como se um edifício estivesse desmoronando ...!

“Ah vá!”, pensei ...”ele só pode estar de sacanagem”...olhei e o mesmo continuava sério, ávido por uma resposta e olhando os demais com aquela cara de “viu, deixei o professor constrangido e sem resposta” ...

Olhei à volta para a cara da turma ... alguns meio constrangidos, com aquela vergonha alheia, outros com aquele riso de canto ...

Não aguentei! Mandei para o aluno:

- Claro, claro ....naqueles casos em que ocorre o tombamento e, como ocorreu com os Tsunamis no Japão, em seguida vem aquela onda e há o arrolamento ...

A sala veio abaixo ...não queria fazer isso, mas foi preciso! Não poderia perder a piada!!

Bom fds a todos!!!

caio

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib