Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

sexta-feira, março 02, 2012

Papo de Boteco - A lei da ficha limpa

.

A Constituição Federal confere aos cidadãos o poder de legislar, através do art. 61, paragrafo segundo, onde poderá ser apresentado a Câmara dos Deputados, projeto de lei subscrito por no mínimo 1% do eleitorado nacional, distribuídos por pelo menos cinco estados, com não mesmo três décimos dos eleitores de cada estado. Como se nota não é um processo fácil, operacionar isso tudo com certeza leva muito tempo.
Feita esta introdução, da pra se ter ideia de o quão louvável foi a elaboração da Lei da Ficha Limpa. Pouco se diz, mais ela é uma lei de iniciativa popular, nasceu da articulação de milhões de brasileiros, organizada pela Articulação Brasileira contra a Corrupção e a Impunidade (Abracci), com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE).

Tal movimento  tornou-se  realidade com a provação da Lei Complementar 135 de 4 de junho de 2010, que alterou outra LC, que dispõe sobre hipóteses de inelegibilidade. A principal ferramenta para afastar os pilantras das eleições , basicamente está no fato de que quem possui processo em órgãos colegiados (ou seja nos Tribunais de Justiça, e Tribunais Superiores)  não poderá candidatar-se.
Inquéritos que tiveram políticos brasileiros como alvo nos últimos anos demoraram mais tempo do que o normal para chegar a uma conclusão, e processos abertos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra eles se arrastam há mais de dez anos sem definição, de acordo com um levantamento inédito que foi divulgado neste domingo (26) pela Folha de São Paulo. Os processos envolvem 166 políticos que só podem ser investigados e processados no Supremo, um privilégio garantido pela Constituição ao presidente da República e seu vice, a deputados federais, senadores e outras autoridades. Agora estes bandidos são ilegíveis nos moldes da lei de ficha limpa.
O grande triunfo desta lei é o fato de não levar para as urnas uma caminhão de corruptos, e tirando a oportunidade do irresponsável eleitorado brasileiro, de eleger os tiriricas da vida.

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib