Agora você pode se inscrever por RSS

Cadastre seu e-mail

sexta-feira, julho 17, 2015

DIÁRIO DE UM CONCURSEIRO – SEJE MENAS FÚTIL

.

Calma. Você não leu errado. O título é para chamar a atenção mesmo! Quem tem conta no twitter entenderá.

Uma crítica me levou a escolher o tema desse post: nossa bela e formosa língua portuguesa. Fui corrigida por escrever “pão dura” em um post antigo, quando o correto é "pão-duro". "Duro" não varia em gênero, "duro" é o pão, e não “eu”. E mais, tem hífen. Eu não fazia ideia (ideia sem acento, segundo as novas normas gramaticais), mas para nós, concurseiros, esse conhecimento é de grande valia, e sou muita grata pela correção.

O fato é que, apesar de ser leitora assídua, e estar constantemente estudando, eu cometo muitos erros gramaticais. E fique podem me corrigir, pois faço isso na maior cara de pau, quase sempre, quando percebo alguém errando. Pouco me importa se é o boy magia que eu estou saindo, ou se é meu superior hierárquico, ou minha melhor amiga, ou uma criança de dois anos: corrijo mesmo.

erros-de-portugues-simao-1397483352381_956x500

Portanto, trago algumas palavras nesse post que leio/escuto diariamente, e que precisamos nos atentar para as provas! E que, a meu ver (e não ao meu ver!) evitam as desilusões amorosas ortográficas.

Estrupo – a palavra estrupo não está errada. Estrupo significa barulho, estrondo. O que está errado é confundi-la com estupro (art. 213 do Código Penal).

Asterístico – é bonitinho, mas... Fala asteristico! (asterisco é o correto)

Mortandela – diga não às consoantes imaginárias – mortaNdela, mendiNgo, laRgartixa, ioRgurte... (o correto é mortadela, mendigo, lagartixa e iogurte).

Uma salma de palmas – uma salva de palmas.

Imbigo, dibre, lember, bassoura, tauba, degote – é de fato, impressionante a quantidade de pessoas que falam e escrevem dessa maneira! O correto é: umbigo, drible, lamber, vassoura, tábua e decote.

Cabelereiro – se quiser dar aquele trato no visual, procure um cabeleireiro (com i!).

Derrepente – coloquei essa palavra no twitter para ver a quantidade de erros, e acreditem, enquanto eu lia, as atualizações iam carregando, em questão de minutos! O correto é de repente.

Hora/Ora – outro erro que percebo rotineiramente nas conversas de whatsapp. Hora refere-se ao tempo, e ora dá ideia de no momento, ou agora.

Além disso, recomendo um site para vocês acessarem e estudarem: http://viverdeblog.com/erros-gramaticais/

Bons estudos galera!,Assinatura Maelem

0 comentários:

Postar um comentário

Coprights @ 2017, Blogger Templates Designed By Templateism | Templatelib